terça-feira, 11 de setembro de 2012


Fotos: Rsesportes.com.br

11/09/2012

 11 de Setembro: Dia do Árbitro Esportivo

O árbitro (no Brasil também chamado de juiz) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou desporto, ao qual estão submetidos, e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre.
Fonte: (Wikipedia).







A exemplo de outras atividades, o árbitro esportivo também tem sua data comemorativa. O dia 11 de setembro é consagrado para homenagear a categoria.  O “Dia do Árbitro Esportivo” está regulamentado na Lei Nº 14.485, de 19 de julho de 2007.



Embora não exista registro de uma Lei mais abrangente, o fato é que o 11 de setembro passou a ser a data oficial do árbitro no Brasil.


O RS esportes aproveita o Dia do Árbitro Esportivo para parabenizar a classe. Pedimos desculpas por não lembrarmos os nomes de todos, que de alguma forma acompanhamos suas trajetórias em nossas jornadas de coberturas esportivas. Mas, não poderíamos deixar de homenagear aqui alguns destes ser humanos maravilhosos: “Rogério Ubatuba, Moacir, Denilson Bagé, Rammé, Fabio dos Santos, Alegrete, Rafael Amaro, “Comum”, Juarez, Passini, Alex, Paulo Paquetá, Paulo Veeck, Fabio Streb, Santão, Sivestrin, Rogério Camilo, Charles, Jonathan Pinheiro, Audrei, Messa, Quaresma, Dalvo, Rose, Cesar Lima, Mateus Ubatuba, Edson Pilger, Paula Abreu, Marcel Chagas, Rose, Sadi, Schuck, Carlinhos, Alexandro, Marcão, Rato, Pazini, Silvio Oliveira, Guilherme Oberto, entre outros...





MENSAGEM


Hoje temos um bom motivo,
É dia do Árbitro Esportivo.
Comemoração de verdade
Para qualquer modalidade.


Pedimos a todo esportista
Que tenha espírito pacifista.
Quando o árbitro errar,
A paciência tenha lugar.


Nenhum juiz é perfeito,
Ao erro está sujeito
Na hora do julgamento.


Sofrendo imensa pressão,
Ele toma uma decisão
Numa fração de momento.



ORAÇÃO DO ÁRBITRO

“Senhor! Abençoai a minha difícil missão. Fazei com que eu seja um comandante verdadeiro a serviço do esporte, da dignidade e do talento.
Dai-me coragem para trabalhar, paciência para pensar, humildade para me aperfeiçoar, sabedoria para interpretar com imparcialidade as leis e agir.
Tu, que escolhestes DEUS e dos Árbitros do mundo inteiro, aumentai a minha fé para que eu possa atuar com equilíbrio à luz da verdade. Na constante missão de arbitrar, inspirai-me para que eu seja sincero a todos: colegas, atletas, técnicos e dirigentes.
Vós sabeis, ó Mestre! Que minhas forças não são suficientes, mas com a vossa ajuda serei forte, no ato de julgar, servindo com amor e alegria, em respeito ao espírito do jogo.
Enfim, quero exaltar as vitórias e êxitos alcançados e agradecer-vos pela escolha que me confiastes com segurança, firmeza e honestidade para aplicar as regras.”




FONTE:Esporte Total e ANAF:
(Geovane Luis da Silva, de Brasília, e texto da árbitra de Santa Catarina, Daine Madeira)





Nenhum comentário:

Postar um comentário