Domingo de velocidade no Velopark
O tempo instável que predominou durante o final de semana no Velopark parece
dar espaço ao sol neste domingo. Cerca de 10 mil pessoas acompanham o terceiro
dia de movimentação na reta de 402 metros, onde os carros mais rápidos do país
aceleram atrás de milésimo de segundos na busca de recordes.
Divididos em 18 categorias 128 pilotos de todo o Brasil, além de participantes
da Argentia e Uruguai, estiveram presentes na etapa de abertura da temporada
2013. Com a melhor estrutura para a modalidade Arrancada, o Velopark vem se
tornando referência no mundo, principalmente pelas marcas e recordes obtidos na
pista. Uma das maiores incentivadoras da modalidade no Brasil, a Fuel Tech
aproveita este reconhecimento para conquistar novos mercados na Europa e Asia.
"Estamos há 5 anos no mercado norte americano, mostrando toda a tecnologia
que desenvolvemos ao longo das últimas temporadas. Com os tempos registrados em
2012 noVelopark nossa marca ganhou visibilidade também em outros paises,
especialmente da África e Asia. A partir deste ano estamos convidando
empresários e pilotos destes países para conhecer o Brasil, a Fuel Tech e o
Velopark, nossa parceria tende a ficar cada vez mais sólida." - afirma
Anderson Dick, diretor da empresa.
"Nós investimos sim, na pista, na estrutura e temos uma equipe cada vez
mais qualificada. O Velopark tem uma identificação muito grande com a
Arrancada, eu sou um apaixonado pelo esporte e acredito que com a nossa estrutura
e o avanço tecnologico que os carros vêem apresentando nos últimos anos podemos
fazer no Brasil uma das melhores e mais competitivas Arrancadas do
mundo."afirma Felipe Johannpeter, diretor do Velopark.
Preparação de ponta
Participando do Campeonato Brasileiro de Arrancada a Equipe Speed Unlimited
veio para evento com um veículo na categoria Extreme e dois na categoria
Pro-Mod.Responsável pela preparação dos carros, o mecânico Márcio Rogério da
Cruz(45), curitibano conhecido como Rogerinho contabiliza 23 anos na preparação
de veículo para a Arrancada.
“Sempre fui mecânico, uma herança familiar, comecei preparando carros de rua,
depois passei a atuar na mecânica de Dragsters. Trabalhando na Power Tech
estava sempre atuando entre o Brasil e os Estados Unidos”, lembra.
No ano passado um novo desafio, montar dois carros na categoria Pro-Mod para a
equipe do piloto Roderjan Busato. O resultado, o incrível recorde batido no
Velopark durante a Copa Brasil de Arrancada com o Camaro Vermelho que estampa o
número 174. Foram 6.179 segundos para a pista de 402 metros. Um carro de 4.000
hp, hoje o mais rápido do Brasil, que chega a 403 quilômetros por hora .
Competindo pela categoria Extreme 10.5, o Opala azul já chegou ao Velopark para
competir com recorde na pista de Curitiba de 8.009 segundos a 287 quilômetros
por hora. Pilotado por Daniel Raniowski, veículo e piloto também são favoritos
no Campeonato.
Para Rogerinho preparar um bom carro começa no regulamento. “Identificada a
categoria dedico bom tempo no estudo do regulamento para mapear meus acertos e
trabalhos no veículo. E estes acertos são baseados no que o eu penso que o
carro pode virar. Trago o carro para o treino e passo para uma outra fase,
trabalhar com a realidade possível do carro”, diz.
Os dois pro-mod trazido para o Velopark são legitimamente americanos. Vieram
desmontados e a equipe de mecânicos estiveram por quinze dias junto com os
mecânicos da equipe portoriquenha El General Racing e assessorados pela Pro
Line, equipe recordista da categoria Pro-Mod nos Estados Unidos, para
acompanhar acerto, testes, puxadas e duas competições de veículos semelhantes
aos da equipe brasileira. Os carros que vieram para o Brasil foram montados em
45 dias cada e o primeiro funcionamento foi realizado de forma on line para os
ajustes de cada carro com a empresa pro Line, que, posteriormente, veio
acompanhar os primeiros testes em São Paulo, na pista Speed.
“Batemos o nosso recorde aqui pois a pista do Velopark é a mais especializada
do Brasil, seria um bom tempo classificatório nos EUAs, mas estamos agora com
novo desafio, explorar ao máximo a capacidade do Camaro de quatro mil cavalos e
virar um tempo na marca dos cinco segundos. Mas o meu maior desafio é superar
meus próprios limites”.
E para quem pensa que ter um carro perfeito depende de peças e pilotos se
engana. Ser um bom preparador passa por muita dedicação, avaliação e testes.
“Uma suspensão tem 50 acertos diferentes e é preciso adequar o veículo a cada
local, características da pista, temperatura e forma de pilotagem. “No meu
trabalho o piloto conta muito, ter uma tocada igual para não enganar a
telemetria e poder confiar 100% até verificar se os ajustes são os corretos”,
acrescenta Rogerinho.
Vale destacar que estes veículos passam por uma evolução tecnológica permanente
e que tão importante quanto a preparação mecânica, os cuidados elétricos e
eletrônicos definem o bom ou mau resultado. Na equipe Spoeed Unlimited o
preparador elétrico e eletrônico é Anderson Liegel (37) que acumula 21 anos de
experiência no setor.
“Quando comecei a preparar veículos o software utilizado era o MS Dos , hoje é
muito diferente o sistema que utilizamos concentra 66 informações e tenho que
ter conhecimento de mecânica para passar as mudanças necessárias e aproveitar
ao máximo as informações”, diz Liegel.
O software utilizado no veículos da equipe mostra desde as rotações do motor,
do cardã, sensores nos amortecedores, desempenho frontal e lateral, temperatura
de todos os cilindos até se o carro patina numa posição. E estas informações
podem ser reprogramadas conforme a avaliação do preparador.
“A maior diferença entre os veículos de arrancada no Brasil e Estados Unidos é
que por lá ver camaros na pista é tão comum como ver o gol nas nossas”,
acrescenta.
Confira o resultado final e recordes
As finais que iniciaram ás 16h30m se alongaram até a noite dando um
belíssimo espetáculo com as máquinas rasgando a reta iluminada. O formato de
finais mata-mata novamente demonstrou ser um sucesso com disputadas acirradas
que ergueram o público presente.
O Campeonato Brasileiro de Arrancada continua no próximo dia 05 de maio
no Autódromo Internacional de Curitiba em Pinhais. A nova data do Velopark
Series de Arrancada no Velopark será 27 e 28 de abril.
Abaixo, os três primeiros em cada uma das categorias da abertura do
Brasileiro de Arrancada:
ST
1o Clóvis Waechter
2o Alexandre Lima
3o Rodrigo Lamaison
STT
1o Giovanni Chemim
2o Marcio Valmor Jr.
3o Giovani Iarrocheski
DT-C
1o Genésio Cassol
2o Ivan Costa
3o Fabiano Bortoncello
DT-B
1o Vilson Ferreira
2o Wladimir Carranza
3o Thiago Curti
TO
1o Thiago Oliveira
2o Luciano Piucco
3o Breno Castanon
DO
1o Julio Cesar Dalla
2o Ivo Leal
3o Paulo Vinicius
TT
1o Cleverson Bertolin
2o Christiano Júlio
3o Fabrício Chicon
|
TS
1o Gustavo Castanon
2o Jairo Dalla Vale
3o Márcio Walmor
DT-A
1o Alexandre Mizukami
2o Jonatas Tressino
3o Carlos Laurindo
FLT
1o Alex Sander da Silva
2o Cristian Flavio de Castro
3o Anderson Maltezzo
FLD
1o Airton Carraro
2o Maicon Canesin
3o José Roberto Pasqualete
XTM 10.5
1o Christiano José Júlio
2o Ricardo Moreira
3o Sandro José Bruno
Drag Light
1o Marcelo Griebler
2o Manoel Castanon
3o Breno Castanon
Pro-Mod
1o Roderjan Busato
2o Antonio Rosalvo
|
Recordes
ST
Alexandre Betine Honda
City #120 12,085
STT
Márcio Valmor Caravan #332 11,293
DT-C
Ivan Costa Silva Gol #450 11,108
DT-B
Thiago Vasconcelos Gol #712 10,459
TO
Thiago Ferreira Opala #200 10,527
TT
Cleverson Bertolin Opala
#875 08,747
TS
Gustavo Castanon Maverick #10 08,406
DT-A
Adriano Salton Astra #31 08,776
|
Fonte:Viva Comunicação - Karen Cunha
Erlon Radl - Assessoria Comissão Nacional de Arrancada
Nenhum comentário:
Postar um comentário