terça-feira, 19 de março de 2013


Domingo de velocidade no Velopark

O tempo instável que predominou durante o final de semana no Velopark parece dar espaço ao sol neste domingo. Cerca de 10 mil pessoas acompanham o terceiro dia de movimentação na reta de 402 metros, onde os carros mais rápidos do país aceleram atrás de milésimo de segundos na busca de recordes.

Divididos em 18 categorias 128 pilotos de todo o Brasil, além de participantes da Argentia e Uruguai, estiveram presentes na etapa de abertura da temporada 2013. Com a melhor estrutura para a modalidade Arrancada, o Velopark vem se tornando referência no mundo, principalmente pelas marcas e recordes obtidos na pista. Uma das maiores incentivadoras da modalidade no Brasil, a Fuel Tech aproveita este reconhecimento para conquistar novos mercados na Europa e Asia.

"Estamos há 5 anos no mercado norte americano, mostrando toda a tecnologia que desenvolvemos ao longo das últimas temporadas. Com os tempos registrados em 2012 noVelopark nossa marca ganhou visibilidade também em outros paises, especialmente da África e Asia. A partir deste ano estamos convidando empresários e pilotos destes países para conhecer o Brasil, a Fuel Tech e o Velopark, nossa parceria tende a ficar cada vez mais sólida." - afirma Anderson Dick, diretor da empresa.

"Nós investimos sim, na pista, na estrutura e temos uma equipe cada vez mais qualificada. O Velopark tem uma identificação muito grande com a Arrancada, eu sou um apaixonado pelo esporte e acredito que com a nossa estrutura e o avanço tecnologico que os carros vêem apresentando nos últimos anos podemos fazer no Brasil uma das melhores e mais competitivas Arrancadas do mundo."afirma Felipe Johannpeter, diretor do Velopark.

Preparação de ponta

Participando do Campeonato Brasileiro de Arrancada a Equipe Speed Unlimited veio para evento com um veículo na categoria Extreme e dois na categoria Pro-Mod.Responsável pela preparação dos carros, o mecânico Márcio Rogério da Cruz(45), curitibano conhecido como Rogerinho contabiliza 23 anos na preparação de veículo para a Arrancada.
“Sempre fui mecânico, uma herança familiar, comecei preparando carros de rua, depois passei a atuar na mecânica de Dragsters. Trabalhando na Power Tech estava sempre atuando entre o Brasil e os Estados Unidos”, lembra.

No ano passado um novo desafio, montar dois carros na categoria Pro-Mod para a equipe do piloto Roderjan Busato. O resultado, o incrível recorde batido no Velopark durante a Copa Brasil de Arrancada com o Camaro Vermelho que estampa o número 174. Foram 6.179 segundos para a pista de 402 metros. Um carro de 4.000 hp, hoje o mais rápido do Brasil, que chega a 403 quilômetros por hora .

Competindo pela categoria Extreme 10.5, o Opala azul já chegou ao Velopark para competir com recorde na pista de Curitiba de 8.009 segundos a 287 quilômetros por hora. Pilotado por Daniel Raniowski, veículo e piloto também são favoritos no Campeonato.

Para Rogerinho preparar um bom carro começa no regulamento. “Identificada a categoria dedico bom tempo no estudo do regulamento para mapear meus acertos e trabalhos no veículo. E estes acertos são baseados no que o eu penso que o carro pode virar. Trago o carro para o treino e passo para uma outra fase, trabalhar com a realidade possível do carro”, diz.

Os dois pro-mod trazido para o Velopark são legitimamente americanos. Vieram desmontados e a equipe de mecânicos estiveram por quinze dias junto com os mecânicos da equipe portoriquenha El General Racing e assessorados pela Pro Line, equipe recordista da categoria Pro-Mod nos Estados Unidos, para acompanhar acerto, testes, puxadas e duas competições de veículos semelhantes aos da equipe brasileira. Os carros que vieram para o Brasil foram montados em 45 dias cada e o primeiro funcionamento foi realizado de forma on line para os ajustes de cada carro com a empresa pro Line, que, posteriormente, veio acompanhar os primeiros testes em São Paulo, na pista Speed.

“Batemos o nosso recorde aqui pois a pista do Velopark é a mais especializada do Brasil, seria um bom tempo classificatório nos EUAs, mas estamos agora com novo desafio, explorar ao máximo a capacidade do Camaro de quatro mil cavalos e virar um tempo na marca dos cinco segundos. Mas o meu maior desafio é superar meus próprios limites”.

E para quem pensa que ter um carro perfeito depende de peças e pilotos se engana. Ser um bom preparador passa por muita dedicação, avaliação e testes. “Uma suspensão tem 50 acertos diferentes e é preciso adequar o veículo a cada local, características da pista, temperatura e forma de pilotagem. “No meu trabalho o piloto conta muito, ter uma tocada igual para não enganar a telemetria e poder confiar 100% até verificar se os ajustes são os corretos”, acrescenta Rogerinho.

Vale destacar que estes veículos passam por uma evolução tecnológica permanente e que tão importante quanto a preparação mecânica, os cuidados elétricos e eletrônicos definem o bom ou mau resultado. Na equipe Spoeed Unlimited o preparador elétrico e eletrônico é Anderson Liegel (37) que acumula 21 anos de experiência no setor.

“Quando comecei a preparar veículos o software utilizado era o MS Dos , hoje é muito diferente o sistema que utilizamos concentra 66 informações e tenho que ter conhecimento de mecânica para passar as mudanças necessárias e aproveitar ao máximo as informações”, diz Liegel.

O software utilizado no veículos da equipe mostra desde as rotações do motor, do cardã, sensores nos amortecedores, desempenho frontal e lateral, temperatura de todos os cilindos até se o carro patina numa posição. E estas informações podem ser reprogramadas conforme a avaliação do preparador.

“A maior diferença entre os veículos de arrancada no Brasil e Estados Unidos é que por lá ver camaros na pista é tão comum como ver o gol nas nossas”, acrescenta.


Confira o resultado final e recordes

As finais que iniciaram ás 16h30m se alongaram até a noite dando um belíssimo espetáculo com as máquinas rasgando a reta iluminada. O formato de finais mata-mata novamente demonstrou ser um sucesso com disputadas acirradas que ergueram o público presente.
O Campeonato Brasileiro de Arrancada continua no próximo dia 05 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba em Pinhais. A nova data do Velopark Series de Arrancada no Velopark será 27 e 28 de abril.

Abaixo, os três primeiros em cada uma das categorias da abertura do Brasileiro de Arrancada:

ST
1o Clóvis Waechter
2o Alexandre Lima
3o Rodrigo Lamaison

STT
1o Giovanni Chemim
2o Marcio Valmor Jr.
3o Giovani Iarrocheski

DT-C
1o Genésio Cassol
2o Ivan Costa
3o Fabiano Bortoncello

DT-B
1o Vilson Ferreira
2o Wladimir Carranza
3o Thiago Curti

TO
1o Thiago Oliveira
2o Luciano Piucco
3o Breno Castanon

DO
1o Julio Cesar Dalla
2o Ivo Leal
3o Paulo Vinicius

TT
1o Cleverson Bertolin
2o Christiano Júlio
3o Fabrício Chicon

TS
1o Gustavo Castanon
2o Jairo Dalla Vale
3o Márcio Walmor

DT-A
1o Alexandre Mizukami
2o Jonatas Tressino
3o Carlos Laurindo

FLT
1o Alex Sander da Silva
2o Cristian Flavio de Castro
3o Anderson Maltezzo

FLD
1o Airton Carraro
2o Maicon Canesin
3o José Roberto Pasqualete

XTM 10.5
1o Christiano José Júlio
2o Ricardo Moreira
3o Sandro José Bruno

Drag Light
1o Marcelo Griebler
2o Manoel Castanon
3o Breno Castanon

Pro-Mod
1o Roderjan Busato
2o Antonio Rosalvo
Recordes

ST
Alexandre Betine Honda City #120 12,085

STT
Márcio Valmor Caravan #332 11,293

DT-C
Ivan Costa Silva Gol #450 11,108

DT-B
Thiago Vasconcelos Gol #712 10,459

TO
Thiago Ferreira Opala #200 10,527

TT
Cleverson Bertolin Opala #875 08,747

TS
Gustavo Castanon Maverick #10 08,406

DT-A
Adriano Salton Astra #31 08,776

Fonte:Viva Comunicação - Karen Cunha
 Erlon Radl - Assessoria Comissão Nacional de Arrancada

Nenhum comentário:

Postar um comentário