quarta-feira, 2 de maio de 2012


02/05/2012

Campeonato gaúcho reservou grandes emoções

Em função da chuva que atingiu o Estado no sábado a tarde, o Campeonato Gaúcho e Metropolitando de Arrancada tiveram suas atividades interrompidas. As oito horas da manhã de domingo a pista já estava recebendo tratamento para a segunda etapa do campeonato Gaúcho e primeira do Metropolitano. A equipe do Velopark, passou o ventilador e realizou a secagem com fogo na pista para garantir os melhores resultados na hora das tomadas de tempo.


No sábado foram realizados, durante a manhã e início da tarde, os treinos. No horário do briefing iniciou a chuva, ainda seriam realizadas duas tomadas de tempo que acabaram sendo adiadas para o domingo. A proposta dos organizadores da prova foi a realização de três tomadas de tempo e os melhores das três sobiriam ao pódium. A alternativa reduziria uma tomada de tempo e o mata mata.



Recentemente o Velopark passou a utilizar a distância percorrida de um quarto de milha (402 metros ou 1319 pés), até então o trajeto utilizado era de um oitavo de milha, com 201 metros, o mesmo inicialmente praticado em vias urbanas nos chamados rachas.

“Esta alteração chamou a atenção de competidores de outros estados o que trouxe a esta etapa regional equipes como a do Ezequiel Lelo de São Paulo, Julieta de Curitiba, pilotos como Hiroshi Abe, também de São Paulo e Arthur Telles do Maranhão," comenta Arlindo Signor, organizador dos Campeonatos.



“Este será, sem dúvida, o melhor campeonato do Brasil, o Velopark tem a melhor pista da America Latina e agora aumentando para 402 metros passa a ser uma das únicas pistas a utilizar a distância no Brasil”, acrescenta.

O campeonato Gaúcho conta com 15 categorias e o Metropolitanos, além das do Campeonato Gaúcho, também , original tração traseira, desafio turbo, desafio aspirado, adaptado aspirado e dragster junior. Participam do campeonato gaúcho, pilotos há mais tempo na categoria oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, já o Campeonato Metropolitano é mais uma importante porta de entrada para a Arrancada.

Durante o domingo, nuvens e breves garoas mobilizavam equipes na torcida para que a chuva não interrompesse o evento. Como não haveria a disputa final, somente os melhores tempos,  cada competidor levava veículo e piloto ao limite, o que resultou em alguns acidentes, felizmente nenhum com prejuízos a integridade física dos participantes. As 19 horas chegou aos fim a segunda etapa do Campeonato gaúcho e primeira do Metropolitano.

Texto/créditos: Karen Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário